quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A gincana chega ao fim na Escola Porphyrio da Paz

Parabéns Porphyrio da Paz! A realização de todas as tarefas foi um sucesso. Confira o relato que a coordenadora Daiane nos enviou.

“Realizamos no dia 23 de outubro uma atividade interativa para culminância dos trabalhos desenvolvidos na gincana 2010. Esse dia foi especial por que contou com a presença dos pais e da comunidade, que vieram prestigiar a exposição dos trabalhos e as apresentações culturais.


Nossa escola tem parceiros

A escola conta com voluntários ativos que vestem a camisa da escola.

Temos parceiros que desenvolvem atividades esportivas com os alunos através de uma escolinha de futebol.

Os pais durante a gincana e no decorrer do ano desenvolveram oficinas de sabão, pães , EVA e participaram do plano de ação 2010.

Juventude presente

Os alunos organizaram um labirinto de poemas, elaborados por eles mesmos e confeccionaram lembrancinhas com tirinhas ressaltando a importância da sustentabilidade e do voluntariado.

a) As atividades desenvolvidas foram expostas nos murais da escola, a descrição das atividades com mensagens foram enviadas constantemente para os pais.

b) Temos na unidade uma professora chinesa, a mesma vivenciou e vivencia diariamente com a comunidade escolar a linguagem e os costumes do seu país.

Tivemos para o Ens. Médio uma palestra com uma universitária de Cuba. Os reporteens registraram e evidenciaram para toda comunidade escolar.


Família Aprendiz

Realizamos com os pais uma sondagem, os mesmo foram convidados a colabora nas oficinas que ocorreram no dia 23/10. Os alunos realizaram diversas entrevistas com os pais e a comunidade resgatando a história da comunidade.

A escola conta com a educação de jovens e adultos, os mesmos ajudaram na confecção e organização das atividades desenvolvidas no dia 23/10.

Ensinar é arte

a- apresentações culturais: teatro- Sitio do pica pau amarelo, diversas danças e apresentações musicais.

b- Através do projeto da escola relacionamos o tema sustentabilidade e confeccionamos com os alunos arte com recicláveis cujo o tema era o que você faz com o lixo, os alunos confeccionaram brinquedos, quadros etc. com material reciclado.


Nosso maior gol

Nosso maior gol de 2010 foi o projeto de leitura , esse tem como objetivo principal cultuar o hábito de leitura na escola e em casa.

Observamos que após o inicio do projeto os alunos se sentiram estimulados a ler, começaram a pegar gibis, livros e outros para prosseguir a leitura em casa.

As atividades de sustentabilidade também evidenciaram uma melhor consciência em relação ao meio ambiente.

Ano novo, nova caminhada

Para 2011 queremos intensificar o voluntariado na nossa escola.

Pretendemos organizar em 2011 um jornal mensal onde postaremos noticias e matérias do bairro e da escola.

Mobilizaremos a comunidade realizando palestras, festas e exposições culturais, oficinas etc; engajando-os e convidando-os a vestir a camisa da escola.

Pretendemos em 2011 intensificar a leitura, escrita e a consciência ambiental, entendemos que esse é o nosso maior objetivo, esperamos que a gincana de 2011 nos auxilie a enfrentar esse desafio, temos nas escolas cada vez mais jovens analfabetos funcionais que são passivos e pouco politizados porque não lêem, não pesquisam não se engajam como cidadãos.

A consciência ambiental é um desafio para nós que estamos a cada dia vendo nosso planeta sofrer com a poluição. Em um bairro onde temos pouco saneamento básico, córregos com lixo exposto, trabalhar esse tema é uma missão tendo em vista que prevenção e a conscientização solucionam problemas que poderão ocasionar no futuro danos maiores."


Nenhum comentário: