sexta-feira, 18 de setembro de 2009

A Escola Dante Michelini nos enviou o texto da História Coletiva... Olhem só que trabalho detalhado! Neste ano a escola completa 40 anos e os alunos da 3° série B fizeram uma linda colcha de retalhos, cuja fotografia está abaixo do texto!


HISTÓRIA COLETIVA

SOBRE O BAIRRO: PLANALTO

Foi o primeiro conjunto residencial do estado construído pelo sistema de cooperativa. Essa cooperativa foi criada em outubro de 1965, sendo a iniciativa do Sr. Jones dos Santos Neves que era uma cooperativa pioneira neste sistema naquela época.

Existem duas origens para o nome do bairro: uma é que na época do presidente Juscelino Kubstchek foi inaugurado a capital do Brasil, Brasília a qual foi construída no plano alto, o qual é denominado planalto. A outra é que a maioria das casas estão construídas no plano alto, o qual é denominado planalto. No inicio só existia um caminho estreito para a subida, depois abriu-se estradas e finalmente calçamento. A luz do bairro foi inaugurada em julho de 1968.

O primeiro morador a receber a chave da casa foi o Sr. Almir, na Rua Rui Barbosa em julho de 1968.

O primeiro batizado foi de Viviane Pereira Fernandes, filha do Sr.Benedito e Leonardo filho do Sr. Dário .

As primeiras crianças nascidas foram Virginia Pereira Fernandes, filha do Sr. Virginio Fernandes e Sr. Divanilda Pereira Fernandes.

Hoje a nossa comunidade esta bem desenvolvida com ruas calçadas e bem iluminadas. Possui telefones públicos e particulares em várias residências, caixa de correio, quadra pública.

Existem casas de vários tipos como: de lajota, madeira, temos também um chalé e casas destacadas por estilo moderno devido a reformas.

O primeiro estabelecimento comercial foi do Sr. José Furtado Resende (Sr. Juca), logo na subida do bairro denominado Mercearia Santa Luzia. O segundo ficava localizado na Rua Augusto dos Anjos em 1972, Mercearia Santos Pereira da Sr. Maria Pereira Gomes dos Santos . O terceiro foi Sr. Hugo na Rua Castro Alves. O quarto é o bar do Sr. José Miguel e uma pequena mercearia da Sr.ª Suzete ambos na Rua Rui Barbosa.
O bairro já teve uma farmácia, que foi fechada no inicio do ano de 1981.

Contamos com uma linha de ônibus que faz três viajens pela manhã e três pela tarde da Viação San Remo que faz a linha Planalto x Itapoá .

SOBRE A ESCOLA:

A escola “Dante Michelini”, situada a Rua Ronaldo Gonçalves de Rezende, S/N - Planalto - Vila Velha (ES), foi inaugurada em 23 de maio de 1969 no governo de Christiano dias Lopes, recebeu este nome em homenagem ao grande advogado entusiasta que no seio da classe cafeeira era um exemplo de dignidade e de espírito público, tendo sido o prédio da escola doado pelo Centro do Comércio de Café.

Atende a comunidade dos Bairros Alecrim, Santa Rita, Primeiro de Maio, Zumbi dos Palmares, Alvorada e Planalto, recebendo alunos também de outros bairros como Vila Garrido, Jardim Marilândia, Ataíde e Aribiri, tendo como clientela alunos na sua maioria de classe social menos favorecida e com poucas oportunidades educacionais, necessitando que a mesma fortaleça e valorize saberes culturais, com diversas linguagens, incentivando os alunos a terem contato com diferentes visões de mundo, o que possibilitará a contribuição para que sejam capazes de participar do processo de transformação da realidade social.

Em sua homenagem, além do nome de nossa escola temos a Galeria do Palácio do Café, na Praça Costa Pereira, chamada galeria Dante Michelini com uma placa de bronze. Este edifício era o seu sonho sobre a qual, repousa uma bandeira impulsionada pelos ventos da tradição e da saudade.

Atualmente existe a Avenida Dante Michelini em Camburi, Vitória (ES).

Dante Michelini faleceu no dia 13 de janeiro de
1965.

Nossa escola possui um hino, que tem a letra e a música do cantor e compositor Fernando de Oliveira.

HINO DA ESCOLA DANTE MICHELINI
Letra e música: Fernando de Oliveira

SALVE DANTE MICHELINI
DESTE GRUPO É O PAI
NÓS OS PEQUENINOS REFRÃO
LHE PEDIMOS
POR NÓS OLHAI.

EM SINGELOS VERSOS, RENDEMOS
DE TODO CORAÇÃO
AO PATRONO DANTE MICHELINI
O NOSSO PLEITO DE GRATIDÃO

AMIGO DA TERRA CAPIXABA
SÓ TINHA AS MÃOS
PRA SEMEAR O BEM
HOJE, COM MUITO ORGULHO
O RELEMBRAMOS AQUI TAMBÉM

REFRÃO



HISTÓRIA DA ESCOLA
CONTRUÍDA PELA TURMA DA 3º B

Um comentário:

Imaculada Galvão Rodrigues disse...

Maravilhosa essa história, detalhada e muito bem trabalhada por vocês, envolvidos na Gincana PEV. Todos estão de parabéns pelo trabalho! Continuem se esforçando.
Um abraço a todos voces...