segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Escola Porphyrio da Paz - SP

Alunos contam a história do Porphyrio através de fotos e texto:
A história coletiva

A comunidade foi mobilizada para realização dessa prova, pais, professores e alunos foram em busca de antigos moradores para coleta de fotos antigas, documentos, relatos vivos etc.
As atividades foram realizadas através de fotos, maquetes, cartazes e manuscritos.
Biografia: José Porphyrio da Paz
Nasceu em Minas Gerais na cidade de Araxá no dia 24 de janeiro de1903.
Morreu em são Paulo no dia 27 de setembro de 1983.
Dar o nome de Jose Porphyrio da paz a esta escola, trata-se de justa homenagem a uma expressiva personalidade da vida política bandeirante, que foi no decorrer de sua existência uma de suas figuras proeminentes.
Na verdade, Jose Porphyrio da paz se destacou em diversas áreas da vida de nosso Estado e, em todos os setores, emprestou o brilho de sua indiscutível inteligência, da sua cultura e do seu acendrado calor humano.
Farmacêutico, exerceu sua profissão no hospital militar.
Cidadão consciente de seu deveres, foi um ativo participante da revolução Constitucionalista de 1932, juntando-se aos que defenderam a implantação da democracia em solo pátrio. Audaz, porta-voz da gente paulista, foi não raras vezes detido, quando assumiu a posição de reivindicador do nosso povo.
Destacou-se na vida política como homem público, dinâmico e capaz, elegendo-se vice-prefeito de são Paulo na gestão de Janio quadros, posteriormente, vamos encontrá-lo como vice-governador, ainda na administração de Jânio quadro, reelegendo-se para companheiro de Carvalho Pinto na chefia e do executivo paulista.
Homem de profundas convicções religiosa, muito ser esforçou pra que a construção da atual basílica de nossa senhora Aparecida no município de mesmo nome se tornasse uma feliz realidade a demonstrar a fé e a profunda religiosidade de nosso povo
Foi também figura de projeção no cenário esportivo do país, tendo sido um dos fundadores e presidente do “São Paulo futebol clube”, a quem dedicou anos de sua profícua existência, demonstrando-lhe todo seu carinho com a criação da letra de música dessa agremiação.
É inegável, pois, que José Porphyrio da paz foi um cidadão dirigente. Tanto na vida política como sócio esportivo bandeirante. Nada mais justo que o seu nome seja perpetuado no frontispício de um estabelecimento de ensino, como reconhecimento dos homens do seu tempo aos inestimáveis serviços que nosso homenageado prestou a sua terra e sua gente.


Alunos da Porphyrio e Mapa do bairro

Maquete da escola e Patrono da escola



Hino da escola

Bandeira e desenho escola


Fotos atuais da escola.

Conhecendo a escola por dentro.
Nossa história começa em 1984

Nossos alunos festeiros


Praças:
Após discutir os problemas do bairro, os alunos resolveram fotografar as áreas verdes e discutir os problemas do bairro em que vivem.





Bairro Novo Santo Amaro
Construções irregulares

Maquete: "sonho de praça"


Os alunos após analisar os problemas ambientais do bairro, resolveram mobilizar a comunidade buscando possíveis soluções para os impactos ambientais detectados.
· Revitalização de Praças
· Coleta seletiva de lixo
· Cobrança na subprefeitura.

Um comentário:

Anônimo disse...

achei lindas as maquetes e muito bem criativas,principalmente os cartazes