sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Bons resultados

A Escola Marinalva Aragão Amorim, de Guarapari, ES, encerrou sua gincana e nos contou como aconteceram suas tarefas.

 Na prova "A família aprendiz", os reporteens fizeram uma pesquisa com 22 famílias de alunos da escola, na qual foram realizadas perguntas relacionadas a idade, moradia e escolaridade. Com os resultados obtidos fizeram gráficos e puderam observar que a escolaridade da maioria dos pais ainda não atingiu o ensino fundamental completo, e mesmo sendo disponibilizadas turmas de EJA na escola vizinha, muitos não podem frequentar as aulas por motivos de trabalho, ou por falta de não ter com quem deixar os filhos. No entanto,  muitos com muita força de vontade vão para suas aulas, como é o caso de uma mãe de aluna que mesmo após ter sofrido um derrame, continuou indo para as aulas para não perder o ano letivo (leia no relatório completo da escola, abaixo). Isto que é SUPERAÇÃO.

 Foi difícil para a escola escolher e dizer qual foi o "Nosso maior gol",  entre as tantas atividades elaboradas e realizadas no ano de 2010, Assim ter uma equipe competente e dedicada que realizou atividades que despertaram o interesse dos alunos somado ao empenho dos voluntários  propiciou o gol da responsabilidade e crescimento da cidadania que atingiu alunos e familiares, independente da crença, idade, cor ou classe.

Para encerrar a gincana, a Escola Marinalva levanta propostas incríveis na tarefa "Ano Novo, Nova Caminhada". Com base em sua história no Projeto Xadrez, onde foi destaque nesta modalidade nos jogos estudantis promovidos pela Prefeitura de Guarapari em 2010, tendo sido manchete nos jornais e telejornais  regionais, a escola pretende ampliar o projeto para 2011. Além de envolver a escola inteira nesse projeto eles querem criar o Xadrez na Praça.
 
Outro projeto programado é o "Guarapari Aluno Cidadão – PGAC", que consiste em trabalhar valores com os alunos na forma de escoteirismo. Este projeto contará com a parceria da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, do Grupo de Escoteiros Desbravadores de Guarapari. As sementes desse projeto foram lançadas no Programa Mais Educação e pretende resgatar os valores de civilidade e moralidade, oferecendo para tanto, oficinas de combate a acidentes domésticos, comportamento seguro, informação sobre dependência química, orientação para a vida, passeio ecológico, consciência ambiental, disciplina e ordem, ginástica centralizada, técnicas de primeiros socorros, esportes militares: pentatlo militar, orientação carta-bússola, carta-terreno e escalada artificial. Para isso,  a escola pretende mobilizar a comunidade local, apresentando seus projetos e contando com o engajamento de todos.

Saiba mais sobre como foi todo o desenvolvimento deste maravilhoso trabalho desenvolvido pela Escola Marinalva, lendo o relatório completo que ela nos enviou. Aqui você poderá ler também entrevistas e  poemas dos alunos e comunidade.




PARABÉNS, valeu pessoal!



Nenhum comentário: