sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Muito trabalho na Escola Maurício

A gincana "Caminhando Juntos" foi encerrada na Escola Estadual Mauricio Antunes Ferraz, de São Bernardo do Campo, SP, após uma intensa movimentação para o cumprimento das tarefas.

Na prova "Semeando o Saber" a escola divulgou suas ações desde os murais no pátio, pelas ruas, junto ao grupo de escoteiros Guaianazes até o lançamento das cartilhas do Tio Lelé com o registro em seu blog.

"As Praças"  foi uma tarefa que levou o Professor Fred de Biologia e seus alunos do 1º ano do Ensino Médio a plantarem em área estadual, no terreno pertencente à escola, a árvore Canafistula, nativa brasileira da Mata Atlântica. Esta muda foi doada pelo SOS MATA ATLÂNTICA, quando visitou a escola.

Em  "A História coletiva" foram pesquisados documentos e obtidas informações voluntárias sobre a história da escola, quando foi instalada, porque justamente se encontra naquele lugar, as características gerais do bairro,  qual a relação deste com o município a que pertence e a história do patrono. Foram trazidos os heróis coletivos, lendas e imaginários comuns associados a escola e ao bairro como também o registro das conquistas ao longo do tempo.


Na "Reversão de Papéis", a vice-diretora Beatriz pede licença ao grafiteiro Joelson, para grafitar e dar uma forcinha. Os alunos da Professora Flavia de Matemática mostraram conhecimento e ensinaram os professores a dominar o cubo mágico. Os professores limparam a escola para as eleições orientados pela Joseane, responsável pela limpeza.


"Sabedoria dos Pais" proporcionou aos alunos conhecerem um pouco mais sobre profissões como técnico em informática, micro-empresário, professor, monitoria escolar, comerciante, entre outras. A Senhora Nilza, monitora escolar, ensinou existirem regras de conduta, deveres e fazeres para serem aplicadas tanto dentro da escola como no ônibus escolar. Ela disse que é preciso ser justa com os alunos, mas também um pouco tolerante com algumas coisas que eles fazem, pois eles aprendem com seus próprios erros. O importante, completou ela, é manter a ordem na escola, não abusar da autoridade e zelar pela proteção dos alunos. Já o Senhor Amilton ensinou que ser comerciante é exercer a profissão da paciência.


A Professora Soraia, coordenadora o Ensino Médio, os alunos  e Neide, a merendeira da escola fizeram o doce "brigadeiro" na tarefa "Cozinhando na Escola".

O mapeamento dos recursos institucionais e comunitários do entorno escolar e o levantamento e trabalho dos parceiros mostraram a importancia do "Saber fazer Voluntário".
 
Saiba mais sobre todas estas ações visitando o blog da escola onde você irá encontrar além de mais fotos, os relatos em videos e entrevistas com alunos, professores e voluntários.


 
 
Pelo excelente trabalho de vocês, PARABÉNS!

Nenhum comentário: