A Professora Tatiana Rigo nos contou como foi o percurso I da Gincana em sua escola. Na primeira tarefa, Semeando o Saber, o contato com as mães permitiu descobrir a necessidade grande de se ter o EJA novamente no bairro, mas nos horários vespertino ou matutino. No noturno as mães não poderiam estudar, além do bairro ser um pouco perigoso, elas afirmaram que não teriam com quem deixar os seus filhos. Uma continuidade ao programa de disseminação do conhecimento, das reflexões pode ser repensada no próximo ano.
Na prova As praças os alunos visitaram o mangue e perceberam a importância do manguezal, a importância dele em suas vidas, de se preservar o meio ambiente, ensinado pelo monitor Wilian. Lá encontraram muito lixo, e alguns alunos relataram que aqueles lixos eram das próprias pessoas que moravam no bairro, ou seja, eram pais, tios, colegas. A monitora Daniela passou o filme sobre o maguezal que foi filmado no próprio mangue.
A história coletiva, tarefa que veio selecionar os reporteens, foi muito enriquecedora, pois a maioria dos jovens, não conhecia nada sobre a sua escola. Entrevistaram os pais, a direção da escola. Essa atividade foi utilizada em sala pela professora e monitora Jose, que ministra o macro campo de letramento, no programa Mais Educação.
Na Reversão de papéis o trabalho foi com as alunas do 9º ano com as obras de Romero Britto, artista pernambucano, que trabalha desenhando com jeito de criança e busca nas suas inspirações desenhos que lembram a infância, com contornos em preto e cores vibrantes. As crianças amaram.
O relato da Professora Glória foi de que as criaças que ministraram aulas em seu lugar, depois, melhoraram muito dentro da sala de aula.
Na Reversão de papéis o trabalho foi com as alunas do 9º ano com as obras de Romero Britto, artista pernambucano, que trabalha desenhando com jeito de criança e busca nas suas inspirações desenhos que lembram a infância, com contornos em preto e cores vibrantes. As crianças amaram.
O relato da Professora Glória foi de que as criaças que ministraram aulas em seu lugar, depois, melhoraram muito dentro da sala de aula.
Na Oficina de Fuxico as mães fizeram porta pano de prato. Elas relataram que além de poder fazer algo que tivesse utilidade, que não gastasse muito e que utilizasse material reciclado, podiam vender, ganhando seus dinheirinhos. Está aí a Sabedoria dos Pais!
Em Nosso projeto educativo foi desenvolvido um projeto de leitura rebuscando os contos de fada pelas professoras dos 1º anos. Projeto esse que foi um sucesso e que teve um grande empenho e desempenho, tanto das professoras como das crianças. Na culminância foram realizadas peças teatrais. Conheça o projeto:
Parabéns Escola Maria Veloso Calmon
Nenhum comentário:
Postar um comentário