quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Os voluntários e a Rodrigues Alves - prova 11

Nós, Cláudia Raiany (sétima série A) e Joyce Santos (sétima série B), fomos designadas a ser lideres para a tarefa “Saber Fazer Voluntário”. Nosso objetivo era montar um grupo de alunos, criar perspectivas e sair a procura de voluntários para a “E.E. Rodrigues Alves”.

Para começarmos, divulgamos a ação entre as turmas das sétimas e oitavas séries procurando interessados em participar do projeto, e marcamos nossa primeira reunião para o dia dezenove de setembro (sábado, dia de reposição de aula).
Ao chegar à sala da tarefa uma surpresa: sessenta alunos! Foi um pouco tumultuado no começo por falta de organização e informação por parte dos alunos.-“Pensei que era uma gincana de brincadeiras!” – Disse um dos alunos presentes.Com o passar dos minutos; mesmo com o número excessivo de alunos presentes; conseguimos colocar ordem no trabalho e chegar ao nosso objetivo do dia.

Montamos seis grupos de dez alunos, para criarmos idéias para a melhor forma da execução da tarefa. Chegamos à conclusão que para conseguirmos voluntários deveríamos ter uma forma de apresentação para as pessoas reconhecerem nosso projeto, então criamos crachás com os dados de cada aluno e no mesmo dia saímos em grupos procurando e inscrevendo os voluntários ao redor da escola.

Finalizamos o dia contente com o os resultados obtidos, pois conseguimos organizar as tarefas, embora a quantidade de alunos fosse maior que o previsto, e também um bom número de voluntários.

- A realização da tarefa foi muito interessante, uma experiência que nunca tínhamos pensado em viver! Aprendemos a ter consciência e a valorizar o trabalho das pessoas. – Declarou a aluna Juliana de Souza (sétima série B).
Através de reuniões informamos a equipe gestora da escola, os lideres de outras tarefas e a professora Priscilla Obrecht de como se deu a execução do nosso trabalho.Ela por sua vez pediu-nos para reduzir para vinte o número de alunos, alegando uma melhor organização e fazendo com que a realização das tarefas fosse executada por quem realmente estivesse interessado.
Atendendo ao pedido da professora citada acima, elaboramos uma seleção que levamos em conta o empenho, participação, educação e principalmente interesse durante a primeira reunião.

Nossa segunda reunião foi realizada no dia vinte e seis de setembro (sábado).Com a experiência da semana anterior, aprendemos a lidar com a situação proposta, executando a tarefa da melhor forma possível. Dessa vez com vinte integrantes. Dividimos os alunos em quatro grupos e produzimos cartazes com o objetivo de divulgar o projeto e atrair voluntários.
Passamos o restante do tempo de nossa reunião organizando os últimos detalhes, criamos um e-mail conjunto (saberfazervoluntário@hotmail.com) com o objetivo de manter contato com os voluntários e interessados socializamos as informações dos voluntários encontrados.
Ao final da organização das tarefas recebemos elogios dos responsáveis pela gincana e da equipe gestora pelo trabalho organizado e bem elaborado:
- Essas meninas são lideres maravilhosas! – Disse a Dona Márcia.

Nenhum comentário: