terça-feira, 3 de novembro de 2009

PROVA 5 – A SABEDORIA DOS PAIS/RESPONSÁVEIS

O objetivo desta tarefa foi de valorizar a sabedoria dos pais e interagi-los com a escola. Para a realização da tarefa foi necessário quatro dias alternados para que os pais pudessem vir a escola e transmitir suas habilidades em oficinas direcionadas aos alunos da Educação Infantil a 4ª série do Ensino Fundamental.

No dia 07 de Outubro foi realizada a primeira oficina com a participação de duas mães que participam ativamente da vida escolar de seus filhos.

No primeiro momento, a Sra. Noélia dos Santos, mãe de uma aluna da 3ª série do turno matutino, trouxe para a escola seu material de costura, linha, agulha e pano para ensiná-los como se faz o ponto cruz. Os alunos puderam observar e participar fazendo com o auxílio da mãe o bordado, mais um conhecimento sendo apreendido com a participação dos pais.

No segundo momento, a Sra. Fabiana Alves Idalino, mãe do aluno do 2º ano do Ensino Fundamental, nos ensinou a fazer um delicioso bolo de cenoura. Os alunos participaram de todo o processo de preparação desde a receita, medidas, ingredientes até a degustação final do bolo.
Depois que houve a participação da família na escola, a professora aproveitou a receita do bolo para trabalhá-la em sala de aula.

No dia 08 de Outubro, a Sra. Elia Prates, mãe do aluno do 2º ano do Ensino Fundamental, compareceu a escola para nos ensinar a técnica do crochê. Os alunos entusiasmados participaram da aula prestando bastante atenção e até se arriscaram em fazer o crochê,. Foi muito bom e proveitoso recebermos mais uma mãe em nossa sala de aula, onde ela nos passou seu conhecimento.

No dia 23 de Outubro, tivemos a participação da mãe da aluna do 2º ano do Ensino Fundamental do turno matutino, a Sra. Cristiane Calles Camargo que atua como professora do Curso de Cabeleireiros para 20 alunas do bairro onde ela e suas alunas passaram o conhecimento do corte de cabelo.
Primeiramente, perguntamos em cada sala quem gostaria de cortar os cabelos na escola, em seguida mandamos bilhetes pedindo a autorização dos pais, para que pudéssemos realizar a oficina.

Foi muito bom podermos contar com a colaboração dessas mães que se empenharam em participar desse trabalho voluntário que envolveu toda a escola, tanto no turno matutino quanto no turno vespertino.

Foi um sucesso!!! Em cada sala contamos com a participação de aproximadamente 5 (cinco) alunos de cada turma, que aproveitaram para aprender mais e mudar o visual.

Contudo, pudemos observar que foi muito válido a participação de todos os pais nas oficinas realizadas, pois durante as atividades todos os alunos ficaram motivados e interessados em aprender novos conhecimentos a serem transmitidos, fizeram várias perguntas, se empenharam em ajudar aos pais voluntários na execução das oficinas e participaram ativamente das atividades propostas.



PROVA 11 – O SABER FAZER VOLUNTÁRIO

Para realizarmos esta prova foi elaborado e enviado pelos alunos um bilhete com o objetivo de fazer um levantamento dos pais voluntários bem como suas habilidades. Com o retorno dos bilhetes, pudemos constatar os trabalhos voluntários que poderiam ser desenvolvidos dentro da escola tais como: trabalho de ponto-cruz, corte de cabelo, decoração de sandálias, pintura de parede, objetos feitos com miçangas, pedreiro, preparo de bolo, serviços de jardinagem.

Entretanto no período de setembro a outubro já contamos com alguns serviços voluntários prestados como: a pintura da escola, plantação do jardim, corte de cabelos, instalação de grades no Laboratório de Informática e manicure.

Segue abaixo o nome dos voluntários:
Fernando Dias Rodrigues, Pedro Ferreira, Cristiane Miriam Calles Camargo, Hélia Prates de Oliveira, Marinalva Camargo Oliveira, Fabiana Alves Idalina, Noelia Santos da Rocha, Elizangela Silva da Vitória, Marileusa Paulo dos Santos, Rogério Reis Santos, Ingrid Souza dos Santos.



* Fotografia da escola, o antes e o depois da pintura.

Nenhum comentário: