PROVA 1 – Semeando o saber
A aluna Creusa de Souza Pereira de 30 anos da escola Jorge Anísio, escreveu e contou para a sala sobre a cartilha de Pais, Adolescentes, Escola e Vida.
Comentário Sobre a cartilha :Pais, Adolescentes, Escola e Vida.
Este livro nos mostra como podemos seguir o desenvolvimento pessoal e social do adolescente.
Mostra-nos que na fase da adolescência de um jovem e tempo de grande travessia entre a infância e a idade adulta. Mostra como podemos estar presentes na vida dos filhos.Fala que devemos procurar compreender e aceitar seus filhos, que nós devemos permitir que as suas vidas, que fazemos presença penetrem na sua vida e dos seus filhos. Assumam o compromisso de cuidar dos seus filhos, que apóiem seus filhos na formação da sua identidade pessoal e social, apóiem seus filhos na construção do seu projeto de vida e eduquem para a vida.
Adolescentes e Educação
Pais e professores, embora possuam papéis diferentes, são figuras que se relacionam com a adolescência no plano de educar.Digo educar em dois sentidos: O do cuidar e o do ensinar. O problema é que o adolescente não quer ser cuidado e nem ensinado, ele se considera auto-suficiente. Não há uma receita pronta para enfrentar esse problema, pois educar e uma arte que nasce da experiência de vida de cada pai ou professor. Mas se por um lado não há receitas prontas, por outro a troca de experiências em enfrentar o problema e de grande validade.
Problemas que atrapalham os adolescentes
Problemas familiares, festas, drogas e choque de geração são fatos que, há algumas décadas, vem tornando essa fase da vida ainda mais complicada e contribuem para a dificuldade dos jovens em se concentrar na escola. E essa lista só tem a aumentar. No século XXI, a internet, celulares e o MP3 se somam aos antigos problemas. Com tanta coisa nova o professor diante do quadro parece pouco interessante. Tudo isso contribui para que muitos jovens tenham problemas na hora de estudar. O resultado é um desempenho escolar ruim ou uma queda momentânea nas notas. ‘’Alguns adolescentes conseguem ter muitas atividades e ainda ir bem à escola, outros precisam de mais tempo para estudar.”
Serie: EJA 1°SEGUIMENTO 4ªETAPA
Professora: Maria das Graças Monteiro Barbosa
A aluna MIRIAM GOMES comentou sobre a CARTILHA “PAIS,ESCOLA E FILHOS”.
Esta cartilha nos mostra como nós pais devemos agir e com atitudes simples podemos ajudar na educação de nossos filhos, um simples abraço, um beijo,um eu te amo.Faz uma grande diferença na vida dos nossos filhos,as crianças agem com seus colegas da mesma forma que seus pais e parentes os tratam, se você como pai ou mãe trata seu filho com frieza sem dá atenção, sem carinho ,com brutalidade,com palavrões.
Este será o comportamento dele na escola da mesma forma que ele é tratado. Será uma criança que tem dificuldade em aprender, insegurança, sem vontade de progredir na vida e sem objetivos, muitas vezes os pais deixam para os professores o papel de educar, mas eles tem que saber que o professor por mais que goste dos seus alunos e os trate com amor, carinho e respeito só tem a obrigação de prepará-los para a vida profissional, o professor ensina as nossas crianças a ler, escrever, amar e ter respeito pelo próximo ter educação, respeitar os mais velhos ,os professores é dever dos pais ensinar,uma criança que é amada por seus pais que é respeitada com certeza vai transmitir na sala de aula, ser uma criança com planos para o futuro.Uma criança segura de si mesmo.Nós como pais devemos prestar mais atenção em nossos filhos, dizer palavras de carinho sempre que possível ir á escola e demonstrar respeito pelos professores de nossos filhos.como podemos cobrar dos nossos filhos que ele vá bem na escola, se não vamos nem ao menos em reuniões para sabermos como eles estão indo na escola.
Eu Miriam Gomes Marques, 31 anos, estou estudando na escola Jorge Anízio Borjaille terminando o 1°segmento da EJA da 4°etapa, onde também estão estudando meus filhos Matheus Marques Goulart 4ªsérie e Filipe Marques Goulart 3ªsérie,eu quando nova não tive a oportunidade de estudar por ter que trabalhar muito cedo para ajudar em casa, mas agora que estou tendo essa oportunidade pretendo agarrá-la com toda minha força.
PROVA 3 – A historia coletiva
História da EEEF. “PROFESSOR JORGE ANÍZIO BORJAILLE”!
“O bairro de Santa Rita é um dos mais antigos de Vila Velha. Segundo Nelson Diogo da Silva, um dos primeiros moradores do bairro, antigamente o local se chamava Coteca. Nelson chegou na região em 1935.
O bairro surge de uma invasão de uma área de mangue, que a cada povoamento era aterrada. Situa-se entre os bairros de Ataíde, Ilha da Conceição, Primeiro Dia e Zumbi dos Palmares. O bairro pertence à Região Administrativa 3 da Prefeitura de Vila Velha. O acesso a Santa Rita pode ser feito pela Rodovia Carlos Lindenberg e a estrada de Capuaba. O rio Aribiri divide os bairros de Santa Rita dos bairros de Primeiro de Maio e Alecrim.
Na época do povoamento do bairro, as casas de madeira ficavam em cima da água do mangue, as palafitas. Em 1992 e 1993 foram realizadas várias obras na região em Mutirão, com a parceria do Governo do estado, Prefeitura de Vila Velha, Caixa Econômica Federal,Companhia
Habitacional do Espírito Santo, Cohab e Movimento de Amparo ao Desempregado do Espírito Santo, Mades. As áreas vizinhas de Ilha das Flores, Ilha da Conceição, Ataíde e Alecrim também foram beneficiadas pelo projeto.
No local em Junho de 2001 funcionava a Rádio Poste CDE, de Hermes Vieira da Costa, prestando serviços de utilidade pública e divulgando os eventos do bairro”.
(Extraído do Portal do Legislativo de Vila Velha)
A EEEF. “Prof. Jorge Anízio Borjaille” situada no bairro de Santa Rita, Vila Velha, atende alunos das regiões de Primeiro de Maio, Zumbi dos Palmares, Alecrim, Santa Rita entre outras, foi fundada em 20/02/73 de acordo com a Port. E-714, a escola foi criada para atender uma reivindicação dos moradores devido à necessidade da região. O nome da escola foi em homenagem a um professor da UFES, que residia no bairro de Paul, Vila Velha. A escola atualmente funciona em 03 turnos com 06 salas de aula e um total de 341 alunos. Em sua estrutura há 04 salas de aula grandes, 02 salas de aula pequenas, 01 refeitório, 1 cozinha, 03 banheiros, sala dos professores, 01 sala de leitura, 01 secretaria e Direção.A equipe escolar é formada por diretora, 1 pedagoga, 1 coordenadora, 03 secretárias, 15 professores, 1 merendeira, 05 auxiliares de serviços gerais e 04 vigilantes. Atualmente a diretora é Arlete Barbosa Trabach, que assumiu a direção em 18/02/2003.
Entrevista com moradora de Santa Rita
Nome da Entrevistada: Dorcelina Maria Nita.
1- Quanto tempo à senhora reside aqui no bairro? R- 39 anos.
2- O bairro foi criado de que maneira? R-Invasão.
3- A senhora lembra de algum acontecimento que marcou aqui no bairro? R- As discotecas.
4- Como era o ambiente antigamente no bairro? E como está hoje?(Compare)
R - Era muito calmo hoje tem muita violência.
5- Sua família participa ou já participou de movimento comunitário? R-Não
6- Qual a importância que a senhora e a sua família dão a educação?
R-A educação está em primeiro lugar.
7- Em relação à educação, o que a senhora nos diz sobre as escolas. Sempre teve escola aqui no Bairro? Como fazia para se estudar antigamente aqui no bairro?
R-_Sempre teve, meus filhos estudaram aqui.
12º Programa: A gincana "Caminhando Juntos"
Há 13 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário