terça-feira, 3 de novembro de 2009

PROVAS 1 e 9 da escola João Batista

PROVA 1 – SEMEANDO O SABER

A tarefa foi realizada no dia 26 de Outubro.
No primeiro momento, houve uma familiarização de todos os envolvidos com as cartilhas do P.E.V. Para desenvolver a tarefa alguns pais ficaram responsáveis de “semear o saber” em locais diferentes da escola como, a Igreja católica situada próxima a comunidade e também no curso de cabeleireiro.

As cartilhas foram semeadas em três momentos:
- A primeira divulgação aconteceu em uma reunião de pais, onde as professoras , Suely e Katia Marin apresentaram o que é o P.E.V, apresentaram também as tarefas já realizadas e fizeram reflexões sobre os benefícios que este programa tem trazido para escola e comunidade.
Finalizaram apresentando as dez atitudes que favorece o sucesso dos filhos tanto na sala de aula quanto em sua vida.

- Foi divulgado a cartilha do adolescente por uma mãe (Sra. Rosana), na Igreja Católica para um grupo de adolescentes.

- Foi divulgado em um curso de cabeleireiro da comunidade por uma mãe (Sra. Cristiane) , as cartilhas dos direitos e deveres da comunidade e pais, adolescentes, escola e vida.
A divulgação se deu através de debate sobre os assuntos abordados. Logo após as cursistas fizeram um desenho sobre a fase de sua infância enfatizando o que queriam ser enquanto criança, mantendo a liberdade que hoje não existe mais.



PROVA 9 – OS PROJETOS EDUCATIVOS E A EQUIPE PEDAGÓGICA

No dia 29/10 foi apresentado o Projeto Educativo da EMEIEF João Batista Celestino, para os alunos e pais da comunidade escolar.
Deu-se o inicio mostrando o direito dos pais em ter ciência do processo pedagógico da escola de seus filhos, (art.53-ECA), através do retro projetor.

Em seguida, apresentou-se o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) enfatizando principalmente sua missão e seus valores. Contudo, estamos desenvolvendo o projeto de leitura; LENDO E CRIANDO, em que os educando fizeram algumas apresentações a respeito do mesmo tema, houve também um lanche de confraternização e com isso percebemos a alegria e satisfação dos alunos e dos pais.

Neste dia, foram apresentados também os seguintes trabalhos:
Ø Exposição de cartazes.
Ø Reprodução do tema do livro através de confecção com sucatas.
Ø Leitura de poesia.
Ø Dramatização de história.
Ø Reprodução de textos através de desenhos.
Dessa forma, concluímos que foi muito gratificante realizar esta tarefa, pois todos se envolveram de uma forma prazerosa




Nenhum comentário: