quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Semeando o saber com a Rodrigues Alves - prova 1

A partir do mês de outubro do ano de 2009 iniciaram-se as atividades da Gincana, instituída pelo PEV e organizada pela professora Priscilla Obrecht.Incluída nesta gincana, está à atividade "Semeando o Saber", responsabilizada pela professora Aline C. Castro. As oficinas de estudo e preparação ocorreram nos dias 19/09, 26/09 e 03/10. A atividade citada foi baseada nas cartilhas de instrução para pais e alunos sobre a convivência escolar do aluno e a participação dos pais na escola.
Com base nas informações retiradas da cartilha, a professora responsável pela a atividade organizou cartazes um Jogral, com auxílio das alunas da 8ªC, Jaqueline Batista Rocha e Letícia de Lima Figueredo, contando uma história que a aluna de uma escola não tinha apoio dos pais para ajudá-la a melhorar na escola por diálogos entre a aluna, os pais, a professora e os colegas. Entre as falas, o leitor principal lia as frases das respectivas cartilhas, o que auxiliou ao roteiro da história. Também com base nas informações, alunos da 5ªB elaboraram cartazes com o conteúdo das cartilhas.
O jogral e os cartazes foram apresentados durante o "Show de Talentos" da Escola Estadual Rodrigues Alves no dia 17/10/2009, estavam presentes pais, alunos, professores e convidados.
--- O semeando saber foi muito divertido, em nossa opinião ele foi também muito criativo. Pois nele nós fizemos cartazes com dois diferentes títulos,“Puxão de orelha para os pais” e “Puxão de orelha para os professores”.As idéias para os cartazes foram tiradas de livros. Nos cartazes nos tínhamos que colar imagens de revistas e colar uma história tirada do livro.Depois que os cartazes ficaram prontos,nós começamos a ensaiar o jogral.E na finalização do semeando o saber nós apresentamos o jogral ,na abertura do Show de Talentos.Participar do semeando o saber foi muito legal. Nós adoramos participar!A gincana para organização da festa de cem anos da escola estadual Rodrigues Alves foi muito interessante, pois ajudou os alunos a soltarem a sua criatividade – Disse a aluna Fabiana da 5ª série B.
Abaixo o texto do jogral realizado pela tarefa "Semeando o Saber".

LIVRO: PAIS, ESCOLA E FILHOS
“Os pais devem estimular um sentimento de profunda consideração e respeito com o professor. Também deve elogiar e valorizar tudo aquilo que considerar positivo.”O pai foi buscar o filho na escola, e no caminho de volta, atira um papel no chão...
ADOLESC 1 (Letícia): Pai, hoje a aula foi muito interessante... Aprendemos a importância de termos consciência dos nossos pequenos hábitos no dia- a- dia, e que não devemos nunca jogarmos lixo no chão...
PAI (Rodrigo): Isso é bobagem... E sua professora é exagerada...
ADOLESC 1 (Letícia): Claro que não, o senhor não sabe, mas cada papelzinho jogado no chão ajuda a contribuir para aquelas enchentes e que alagou a nossa casa naquela última chuva...
E voltando a pegar o papel do chão...
PAI (Rodrigo): Desculpa meu filho, Vocês realmente têm razão... Falarei com sua professora para agradecer a sua aula sobre essa importante conscientização.“Procure manter com o professor de seu filho uma relação de respeito, consideração, solidariedade e carinho”.
“Se seu filho teve nota baixa, não espere ser chamado. Vá você mesmo à escola e procure saber o que está acontecendo”
PAI(Rodrigo): Também conversarei com ela sobre a nota baixa que você tirou no último bimestre.
ADOLESC 1 (Letícia): Mas eu não estou conseguindo entender aquela matéria, e às vezes eu esqueço o caderno ou o livro em casa...
“Crie o hábito de observar os materiais escolares de seu filho”
PAI(Rodrigo): Meu filho, quando você estiver com dúvidas pergunte para mim ou para sua mãe. Nós poderemos tentar te ajudar... Quanto ao seu material, também observarei se não está esquecendo para as aulas do dia seguinte.“Quando seu filho estiver com dificuldades, procure saber o que está acontecendo, localize onde está o erro, compartilhe o problema com a escola e com as pessoas próximas. Procure não se omitir ou julgar. Os pais podem ajudar os filhos a descobrir os erros e fracassos que fazem parte do aprendizado e são oportunidades para uma nova tentativa com resultados melhores. Seus sonhos serão influenciados por suas motivações. Quanto mais seu filho espera de si mesmo e quanto mais acha que se espera dele, numa espera equilibrada e respeitosa, maiores serão seus motivos e suas forças para superar seus limites”.
LIVRO: Uma profissão muito especial: Um guia para o professor
“A verdadeira presença educativa inicia-se com um comércio singelo de “pequenos nadas”. Um sorriso, um bom dia, um abraço, um minuto de atenção. Esses gestos abrem as portas para o diálogo, para a reciprocidade e o compromisso”E na sala de aula...
ADOLESCENTE 1(Letícia): Bom dia, professora, posso perguntar uma coisa?
PROF: Bom dia nada e vá sentar. Eu estou sem um pingo de paciência...
ADOLESCENTE 2(Carol): Nossa professora, que mal –humor...
PROF: Desculpe meninas... Eu realmente não estou bem... Fiquei muito nervosa na aula anterior, e infelizmente as condições de trabalho, de um modo geral não estão nada fáceis!
“É preciso um profissional capaz de empreender com dedicação e entusiasmo na ação educativa. Esse é precisamente o perfil do professor.” “Sugestões de temas que podem ser trabalhados com os jovens como o tema principal”...A após a aula sobre gravidez indesejada e sexo seguro:
ADOLESC. 2 (Carol): Professora... Vamos fazer um debate sobre o assunto da aula passada...
PROF. Excelente idéia... A discussão será boa... Organizarei as idéias contra e à favor, e escolhermos os grupos... “Quando o adolescente se compreende e se aceita, ele tem um bom sentimento para consigo mesmo. Da autoconfiança vem a visão de futuro. É olhar o futuro sem medo e isso forma–se um jovem a querer SER... O adolescente está começando a percorrer sua auto-realização e cabe aos educadores apoiá-los nessa trajetória, com sua presença educativa..”
ADOLESC.1 (Letícia): Professora, o que a senhora acha da sua profissão? Estou pesando em fazer faculdade de geografia? Acredita em seu trabalho?
PROF: Puxa que legal...Com empenho e dedicação a profissão de professora é um sacerdócio. Conversarmos depois da aula, e eu te falo mais sobre a faculdade e a profissão!
ADOLESC. 2 (Carol): Professora, estou com dor de dente, já tomei um remédio, mas não consigo pensar direito... Posso entregar esta atividade amanhã sem falta...
PROF: Sim, mas fale com sua mãe e vá ao dentista urgente... só tomar remédio para passar a dor não vai resolver o problema...
“Compreender o lado dos adolescentes nos permite aceitá-los, respeitá-los e nos aproximarmos da real necessidade educativa para os tempos atuais. Hoje, mais do que preparar o jovem para um emprego, a principal preocupação é prepará-lo para o novo mundo do trabalho.
“Já o preço da má educação tem preços muito altos que são pagos, não somente pelo país, mas pelo educando que é vítima desse processo cruel”...
ADOLESC. 1 (Letícia): Eu tenho um amigo que estuda em outro bairro, e que disse que vai ser bandido, e que a escola não serve para nada...
ADOLESC. (Carol) 2: Mas eu quero ser advogada, e estudar muito para alcançar meu objetivo. Tenho certeza que escola e os professores irão me ajudar!“A profissão de educador, que possui grande influência na vida das outras pessoas em fase de formação, deve ser regulada por matrizes éticas e especiais. O educador deve ter coerência entre o que faz e o que diz, o compromisso com o aluno, o afeto pedagógico, a responsabilidade por seus atos, um compromisso com fins sociais, o bom senso, a atitude crítica e o equilíbrio para lidar com as situações limite”.
Oradora: Jaqueline
Pai: Rodrigo
Professora; Carolyne
Adolescente 1: Letícia
Adolescente 2; Caroline

Nenhum comentário: