sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Escola Danti Micheline - Vila Velha ES

PROVA 6 - COZINHANDO NA ESCOLA

Como só é permitida a entrada das merendeiras e da nutricionista na cozinha, bem como o pequeno tamanho da pequena, a prova aconteceu no refeitório e contou com a participação direta das merendeiras Marilene e Adeilda, mais conhecidas como “Tita” e “Dê”, da professora Idalina, da coordenadora Lucieuda e da pedagoga Rosi.

No primeiro momento, a merendeira se apresentou, falou seu nome, neste momento os alunos estranharam, pois sempre a chamamos de “Dê”, prosseguindo falou quanto tempo de serviço ela tinha, em quais escolas trabalhou.

No segundo momento ela disse que iriam aprender a fazer um Bolo de Fubá e seguiu apresentando os utensílios que iríamos ser usados, bem como, o tempo para assar. Explicou que o bolo não seria degustado no mesmo dia, pois comeríamos no outro, devido ao tempo, não daria para ser degustado.

No terceiro momento colocamos a mão na massa. Ela mostrava os ingredientes e falava quantidade que seria utilizado, colocando um a um na bacia.

Depois que todos os ingredientes estavam na bacia, ela deixou que os alunos mexessem a massa do bolo. Em certo momento ela pedia a algum aluno que passar óleo na forma, bem como, outro para untar com trigo, mais um para jogar a massa no forma.

Sempre muito atentos os alunos anotavam tudo que ela ia dizendo.

Não faltou animação, aplausos e terminou com alguns alunos lambendo a bacia do bolo.

É importante ressaltar que as merendeiras pertencem à empresa COAN, que presta serviço à escola, e são acompanhadas por uma nutricionista da própria empresa, contribuindo assim para uma alimentação saudável.

Para finalizar, a escola terminou há pouco tempo o projeto "SAÚDE É TUDO PARA UM MUNDO MELHOR!", onde nutricionistas da empresa Coan, juntamente com os professores regentes fizeram um trabalho de conscientização tanto no que diz respeito à higiene, como em introduzir uma alimentação saudável, utilizando de palestras, oficina de higiene pessoal, e aulas práticas (Como lavar das mãos, Construção de uma Pirâmide alimentar, Separando os alimentos, ...).


Receita:
1 dúzia de ovos;
2 colheres de sopa de margarina;
3 colheres de leite em pó;
2 colheres de sopa de fermento;
1/2 chícara de chá de oleo;
1 kg de trigo;
1 litro de água.

Nenhum comentário: