sexta-feira, 30 de outubro de 2009

O plantio da escola PHP

PROVA 2 – As praças

Foi realizado nesta quinta- feira 29/10/09 na escola “Padre Humberto Piacente” o plantio de mudas de árvores. Escolhemos o mini jardim que temos na escola e também utilizamos vasos, pois não temos nenhuma praça nos bairros adjacentes a mesma. Para a realização do plantio escolhemos as mudas de abricoteiro, cajueiro, romãzeira e paineira que foram disponibilizadas pelo Parque da Mantequeira em Vila Velha, quando nossos alunos fizeram a visita ao parque. Participaram do plantio a mãe de aluno Marinete Pereira, as professoras Glória e Bia e os alunos do ensino fundamental.

Romãzeiro
Nome popular: ROMÃ
Nome científico: Punica granatum L.
Sinonímia popular: Romeira, romeira-da-granada.

As capacidades medicinais da fruta já eram conhecidas desde a Antiguidade. Sabe-se que a romã é uma fruta oxidante, mineralizante e refrescante. O chá produzido pelas cascas do fruto é eficaz contra infecções de garganta. Além disso, é usado no combate a diarréias e disenterias. Existem dois tipos de romãs. A romã amarela possui uma grande quantidade de sementes e um pequeno mesocarpo (parte carnosa). Já a vermelha possui um pequeno número de sementes e uma grossa camada carnosa, sendo, portanto, o tipo mais vendido em supermercados, feiras, etc.

Abricoteiro
Nome popular: Abricó-da-praia.
Nome científico: Mimusops commersonii.
Sinonímia popular: Abiu-da-praia, balata, maracujá-de-árvore.

Propriedades Medicinais: O látex do tronco é utilizado para remover verrugas e bicho de pé, tratando doenças fúngicas da pele. As sementes são anti-helmí¬nticas. Na Costa Rica o chá das folhas é empregado no tratamento da arteriosclerose e hipertensão.



PROVA 9 – NOSSO PROJETO EDUCATIVO

Esta prova foi realizada durante toda a realização da Gincana “Caminhando Juntos”, no planejamento das oficinas e dos professores. Durante a realização de mobilização de pais para tarefa Reversão de papéis e Sabedoria dos Pais e Responsáveis, a Diretora e Equipe pedagógica falaram sobre a importância da participação dos pais na construção e consolidação do Projeto Político Pedagógico. Falou também que todas as ações e projetos que são trabalhados durante o ano são escolhidos e inseridos na proposta. A escola aproveitou o Dia do Currículo na Escola, e apresentou o PPP da escola para os alunos da Educação de Jovens e Adultos, que por sinal são pais e responsáveis de nossos alunos do Ensino Fundamental e Médio.

Nenhum comentário: