sábado, 31 de outubro de 2009

PROVAS 3, 4, 5 e 11 da escola Otávio Pinto

3- A historia coletiva

A Escola Otávio Pinto Ribeiro recebeu este nome em homenagem ao doador do terreno, o senhor Otávio Pinto Ribeiro. Foi instalada no ano de 1986, justamente porque o doador queria a mesma ao lado da igreja. Não temos conhecimento da planta arquitetônica da escola, pois não tivemos acesso à mesma. O bairro é caracterizado como área rural, não possui asfalto, possui apenas três comércios e é formado por sítios onde os proprietários desenvolvem a agropecuária, o mesmo é abandonado pelo poder executivo, existe uma enorme carência na área da saúde, entre outros. A região começou a ser ocupada a mais ou menos 80 anos. Não tivemos acesso a nenhuma informação relacionada a heróis coletivos ou lendas.

PROVA 4 - Reversão de papeis

A prova teve início com o professor José Renato preparando uma deliciosa carne de panela. Alho, cebola, óleo, coloral e sal foram os ingredientes utilizados para deixar nossa refeição ainda mais saborosa. Ah! Fora isso, teve muito carinho no preparo. Foi uma pena que neste dia choveu muito, e poucos alunos puderam saborear esta delícia. Tudo foi supervisionado e aprovado pela nossa querida merendeira Lucinha. O cheiro tava muito bom e a carne... uma delícia!! Este foi o professor no papel de merendeira. Mas a prova não terminou por aí, tinha ainda a merendeira Lucinha para mostrar seus dotes na contação de histórias. Foi emocionante. A história escolhida foi “Vacinação Pra Que?”. Lucinha estava um pouco ansiosa antes de começar a história, mas, bastou começar que deu um show. A história era de uma garotinha que tinha muito medo de vacinar, mas, sua mãe consegue convencê-la de que a vacinação é para o bem dela. O mais bacana foi o depoimento que a merendeira Lucinha deu após o término da história, onde ela desabafou que tem paralisia infantil, e que se ela tivesse tomado as devidas vacinas quando era criança com certeza não precisaria de passar por toda dificuldade que já passou na vida.Esta atividade realmente mexeu com a escola. Foi mesmo uma pena ter chovido e poucos alunos freqüentado aula neste dia, mas, com certeza, descobrimos talentos que estavam escondidos.



PROVA 5 – A SABEDORIA DOS PAISRESPONSÁVEIS

Na terça feira dia 27-10-09, a Dona Ivonete, mãe de aluno da escola Otávio Pinto Ribeiro, ensinou aos alunos do turno da manhã como fazer queijo. Nesta prova contamos com a presença de Janine do PEPCV. Dona Ivone explicou cada etapa da preparação do queijo e os alunos ficaram muito curiosos com o resultado. A servente da escola, Lucimar, auxiliou nossa convidada. Foi produzido meio quilo de queijo, que será degustado pelos alunos participantes no dia 28-10. Esta prova nos aproximou ainda mais da D. Ivone, que sempre está de prontidão para ajudar a escola. [Leniana (27-10-09)]





Dando continuidade às tarefas da prova 05, tivemos mais uma voluntária para realizar uma oficina na escola Otávio Pinto Ribeiro. Lucimar é uma grande colaboradora da escola. Seu filho estudou na escola por muito tempo. Hoje, seu sobrinho estuda nesta escola também. Lucimar então resolveu dar uma oficina de pintura, que aprendeu nos cursos que já fez em Guarapari. Ela levou um pedaço de pano, suas tintas e moldes, e com muito carinho, ensinou a fazer o trabalho. Ela começava a pintar o panos e os alunos terminavam. Ao final da oficina até o professor estava pintando. Foi realmente muito divertida esta tarefa na escola.




PROVA 11 – O SABER FAZER VOLUNTÁRIO

Nome: Erliete Pereira de Souza Santos
Profissão: Cabeleireira
Habilidades: Cortar cabelo / Culinária
Tel: 9839-4459
Dia e horário para ação voluntária: terça feira.

Nome: Lucima Martins Ribeiro
Profissão: Merendeira
Habilidade: Pintura em tecido
Tel; 9991-8862
Dia e horário para ação voluntária: a combinar

Nome: Henrique Ribeiro
Profissão: Estudante
Habilidade: música (teclado e violão)
Tel: 9805-0470
Dia e horário para ação voluntária: a combinar

Nome: Ivanete de Lima Ferreira
Profissão: doméstica
Habilidade: fazer queijo
Tel: -----
Dia e horário para ação voluntária: pela manhã

Nome: Leniana de Fátima Ribeiro
Profissão: professora
Habilidade: fazer dobraduras
Tel: 9825-6311 ou 9965-8944
Dia e horário para ação voluntária: a tarde

Nome: José Renato Meneguel
Profissão: professor
Habilidade: cozinhar
Tel: 3261-4001
Dia e horário para ação voluntária: a tarde

Nome: Janine Marta Scandiani
Profissão: bióloga
Habilidade: contar histórias
Tel: 9727-6295
Dia e horário para ação voluntária: manhã e tarde.

Nenhum comentário: