sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Escola João Batista Celestino - Guarapari

PROVA 2 - AS PRAÇAS

A colaboradora do Parque Paulo César Vinha, Janine fez uma palestra com as crianças dos turnos Matutino e Vespertino falando sobre a importância de preservar as árvores. Janine falou sobre o plantio das mesmas e fez também uma palestra com o intuito de despertar a importância da preservação da natureza. Logo após a palestra a colaboradora organizou um teatro com dramatização, utilizando fantoches para explicar de uma forma mais descontraída a respeito da preservação do meio ambiente bem como a importância do mesmo em nossas vidas. Após o término do teatro, foi feito vários grupos de alunos, para a execução do plantio de mudas que foram cedidas pelos organizadores do Parque Paulo César Vinha. Foram plantadas as seguintes mudas: o abricó, araçauna, pau pombo e a copaíba cada momento do plantio foi explicado pelo nosso colaborador.

O sr. Antônio deu uma aula sobre a planta de copaíba e relatou que a mesma fornece o bálsamo ou óleo de copaíba, um líquido transparente e terapêutico, que é a seiva extraída mediante a aplicação de furos no tronco da árvore até atingir o cerne. Disse ainda que o óleo da copaíba é um líquido transparente, viscoso e fluido, de sabor amargo com uma cor entre amarelo até marrom claro dourado. O uso mais comum é o medicinal, sendo empregado como anti-inflamatório e anticancerígeno. Diante da curiosidade e do interesse dos alunos, foram feitos várias perguntas e alguns questionamentos, em que o mesmo respondeu esclarecendo as dúvidas. Houve também a participação dos professores Adriana e Vânia, fazendo comentários sobre a importância de preservar e valorizar nossas árvores. A funcionária Walkíria fez várias perguntas ao instrutor. Segundo ela as mudas que ela tenta plantar em sua casa nunca se desenvolvem. Antonio aproveitou o ensejo e orientou a todos como fazer para colocar as mudas na terra, e ressaltou que às vezes são mais sensíveis do que se parece. Todos ouviram atentamente as explicações e a funcionária Walkíria chegou à conclusão que fazia o plantio todo errado. As crianças ficaram encantadas com a execução do plantio de mudas participando de cada momento como: cavar o buraco, retirar os detritos, repartir em partes iguais a areia, misturar o adubo, colocar a muda no buraco, jogar a mistura de areia e fazer o plantio até certa altura da planta. (Fotos das atividades seguem abaixo:)

Teatro da Janine
Vânia e Adriana com suas mudas
Srº Antônio e as crianças plantando
Furando o buraco
Crianças efetuando o plantio

PROVA 6 - COZINHANDO NA ESCOLA

Após uma enquete sobre quais as merendas preferidas pelas crianças, escolhemos o Arroz Doce para ser ensinado, sendo que, devido à estatuta das crianças e a altura do fogão, apenas ajudaram a preparar o leite em pó e a adicionar os ingredientes, cabendo perguntas às merendeiras terminarem de misturar e preparar a merenda. Durante o preparo, perguntas do tipo "como o caldo engrossa?" e "não dá pra fazer menos, só pra comer em casa?" foram respondidas pelas merendeiras com paciência.

Sendo o arroz doce uma merenda muito apreciada pelas crianças, o interesse durante a preparação do mesmo foi bastante grande. As crianças pediram para as merendeiras que passasem a quantidade exata para se fazer em casa e as merendeiras passaram que usariam os seguintes ingredientes.


Receita:

Ingredientes
1 xícara de arroz
1 xícara de água
1 xícara de leite
-canela em pó a gosto para polvilhar

Modo de fazer
Cozinhe o arroz (até ficar macio), em 1 xícara de leite, 2 cravos e 1 pau de canela. Mexa de vez em quando, para o arroz não grudar. Retire do fogo, junte o leite condensado e polvilhe com canela em pó.

Dica: O melhor arroz para fazer arroz doce é o árboreo, devido a sua cremisidade. Se utilizar esse arroz, aumente a quantidade de água e cuide para que ele não cozinhe muito. Pode ser feito com arroz comum, mas não fica bom com o arroz parbonizado.

Nenhum comentário: