quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Escola João Batista - Prova 3

A história coletiva

Ela situa-se em Guarapari, no bairro Porto Palmeiras e atende alunos das regiões vizinhas (Ilha do Sol e Recanto da Sereia).
Há cerca de cinqüenta anos atrás, fora construída na fazenda Palmeiras (propriedade que cobria a região compreendida entre o bairro de Setiba e a fronteira do município de Vila Velha) uma escola multisseriada, nas instalações de uma antiga casa de farinha da referida fazenda, atendendo aos seus moradores e trabalhadores.

A escola recebeu o nome de João Batista Celestino, devido ao dono da fazenda ter este nome e também por ter sido um juiz da cidade. Depois a fazenda foi vendida e dividida em vários lotes.
Em 03 de novembro de 1999, inaugurou-se a Escola Municipal de Ensino Fundamental, que passou a funcionar em regime de turmas separadas por série, em que atendia alunos da pŕe-escola até a quarta série, além de contar com uma classe de EJA(Educação de Jovens e Adultos).

A escola funcionava na casa de farinha (na antiga fazenda), com apenas uma cozinha, um banheiro e uma sala de aula onde duas professoras dividiam o mesmo espaço com um único quadro.
No ano de 2003 a escola recebe uma nova nomenclatura, ou seja, passa a ser Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental o que não alterou contudo sua estrutura básica de funcionamento.
No ano de 2004 a classe de EJA deixou de funcionar, por causa do baixo índice de alunos freqüentes
as aulas.

No mês de junho de 2004, a escola concluiu sua reforma e ampliação, com a construção do refeitório, duas salas de aula, sala de professores, direção e secretaria.
Atualmente, a escola tem 192 alunos distribuídos em 8 turmas de pré-escola a quarta série.
Em sua estrutura há 4(quatro) salas de aulas bem arejadas, 1 (um) refeitório, uma cozinha pequena, 1(um) banheiro masculino, 1(um) banheiro feminino, uma sala de professores com banheiro, uma secretaria e um Laboratório de Informática.

Atualmente a escola enfrenta grandes desafios que são comuns a grande maioria das escolas de periferia, como o alto nível de índice de alcoolismo e drogas na comunidade extra-escolar, e também a negligencia dos pais em atender as necessidades básicas dos filhos, em relação a escola , tanto em atendimento à solicitação desta como a atenção dispensada em casa;sem contar ainda, com o descaso quanto as necessidades materiais dos filhos, mesmo que prejudiquem seu desenvolvimento escolar.

Por causa dessa realidade a escola assume funções que não são dela, mas o corpo docente tem como meta a formação de cidadãos conscientes, críticos e capazes de modificar a sociedade em que vivem.

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