sexta-feira, 16 de outubro de 2009

A história coletiva da escola PHP

ORIGEM DA ESCOLA PADRE HUMBERTO PIACENTE

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Padre Humberto Piacente”, foi criada no ano de 1970 e inaugurada em 31/03/1796 no governo de Elcio Alvarez, sendo o secretario de educação Alberto Stange. A primeira diretora da escola foi Albene Lima Meireles que exerceu o cargo durante 16 anos e realizou vários projetos. Conseguiu implantar uma escola de produção onde os alunos orientados pelos professores produziam e vendiam os produtos recebendo uma porcentagem do valor, o restante ficava para a escola para que a mesma pudesse adquirir materiais. Esta atividade paralela não foi a única a ser trabalhada na escola, também tínhamos o cultivo de ervas medicinais. Orientados por um professor de química, os alunos cultivavam uma série de plantas, que eram colhidas, ensacadas e posteriormente vendidas na comunidade local. A partir do ano de 1986 , a atual diretora Geruza Ney Alvarenga assumiu a gestão da mesma.e deu continuidade aos trabalhos realizados pela gestora anterior, implantando novos projetos, alguns premiados nacionalmente.

No governo de Albuino Cunha de Azeredo e do secretário de educação Paulo Lemos Barbosa foi realizada a ampliação do prédio, sendo concluída em dezembro de 1994.

A partir do ano de 1999, com a implantação do laboratório de informática , a Escola procurou se adequar ao plano político pedagógico que tem como metas acabar com a evasão, a reprovação e aumentar o número de qualidade de Ensino. A aceitação desta nova prática pedagógica foi ótima por parte dos alunos , os quais começaram a participar de outras atividades com mais entusiasmo e passaram a utilizar a biblioteca com mais intensidade .

Os projetos são interdisciplinares e transdisciplinares, proporcionando oportunidade ao aluno de construir o seu próprio conhecimento. Alguns destes projetos estão na Internet na página do NTE -Metropolitano de Vitória. O Projeto Tom da Mata foi apresentado na cidade Faxinal no Estado do Paraná e em Washington.

Atualmente estamos trabalhando com os projetos Escola Aberta, Projeto entre Jovens – PEJ, Na Real - Gravidez na Adolescência Não é Legal, Projeto Família Presente, Projeto Mais Educação, Mais Tempo na Escola, Programa de Educação Voluntária – PEV.

Acreditamos estar conseguindo atingir os objetivos descritos no nosso Plano Político Pedagógico que são: combater a evasão escolar e a repetência e promover meios de permanência do aluno até a conclusão dos estudos.

Relato feito pelo Senhor Antônio dos Santos Abreu com 73 anos de idade, morador deste bairro desde 02 de agosto de 1964.

Quando aqui cheguei, percebi que o bairro Alvorada já era um bairro com algumas centenas de moradores e ruas sem calçamento. Esse bairro fez divisa com o bairro Alecrim nas proximidades do Centro Comunitário.
Chegando aqui me instalei numa casinha feita de estuque (vara de mangue e barro), a rua era projetada (chamada Estrada Velha, hoje Rua Ana Siqueira).
Em frente a minha casa não existia nada. Após alguns anos foram iniciando algumas melhorias, inclusive uma lavanderia. Antes da lavanderia , os moradores utilizavam água de uma nascente, onde é hoje a escola Padre Humberto Piacente.
Onde havia a lavanderia, foi construída a escola de ensino fundamental, com o nome PADRE HUMBERTO PIACENTE em homenagem ao pároco que visitava esse bairro e adjacências e que com muita humildade, ajudava muitas pessoas, era muito caridoso e pertencia à Paróquia de Santa Terezinha em Paul.
A história da escola PADRE HUMBERTO PIACENTE confunde-se ao longo dos anos com a história de sua primeira diretora Albene Lima Meireles que chegou à Santa Rita quando a escola era pequena, o bairro todo alagado e tudo estava vinculado à Prefeitura de Vila Velha. A partir de então, a escola começou a crescer e acompanhada por D. Albene, passou a fazer parte da Campanha Nacional das Escolas da Comunidade (CNEC). A partir de então, com a ajuda da comunidade e auxílio governamental ( Élcio Álvares) a escola ganhou novo impulso para acompanhar as necessidades da comunidade.
Hoje a Escola possui uma boa estrutura e funciona com o Ensino Fundamental e Médio.
A partir daí começou a urbanização e foi iniciada a pavimentação da Rua Ana Siqueira. Nessa época também recebemos luz elétrica e água encanada. Aqui tudo era mangue. E assim foi iniciado o desenvolvimento do bairro, com muitos aterros, loteamentos feitos pela imobiliária Progresso e o bairro foi crescendo e foram surgindo novos bairros como Santa Rita, 1º de Maio e Zumbi dos Palmares. Só que o que se percebe é um crescimento desordenado, sem planejamento e muita invasão, ocasionando uma situação drástica, pois na época das marés cheias e das chuvas fortes tudo fica alagado, pois até o rio Aribiri que, outrora tinha o seu leito natural, hoje é um valão tomado pelos moradores e é um verdadeiro depósito de lixo. Mesmo sabendo que o bairro sofre com enchentes, algumas pessoas sem consciência ambiental, são capazes de jogar lixo por todos os lados, deixando-o assoreado e não tendo como escoar as águas.
O rio era muito bonito, era fonte de alimento( frutos do mar) e sustentava muita gente. Havia até uma prainha onde tomava-se banho (hoje o curso das águas foi desviado).

Um comentário:

Lucilene disse...

Estudei nessa escola de 1988 a 1992, amei estar ali, os professores eram muito dedicados e atenciosos. Sinto saudade daquela época.